Pesquisa revela os 40 alimentos com maior poder anti-inflamatório

19 de Setembro de 2017
Pesquisadora da UFSM preparou para o Globo Repórter uma refeição com os dez alimentos mais anti-inflamatórios da lista.

 No Sul, a pesquisa científica avança. Os especialistas comprovam, que uma vida simples, uma alimentação correta, uma dieta natural facilitam estimulam o nosso sistema de defesa, a nossa imunidade.

Da horta sai o reforço para a briga interna e constante entre as bactérias do bem e as bactérias do mal. A natureza também alimenta as nossas defesas. Quanta diferença faz no nosso corpo um simples tomate e um raminho de salsa.

 “Eu gosto sempre de dizer que a nossa saúde passa muito mais por uma feira, principalmente com alimentos orgânicos se der, do que por uma farmácia”, diz a bióloga e geneticista Ivana da Cruz - UFSM.

A bióloga estuda há dez anos o poder anti-inflamatório dos alimentos. Ela revelou para o Globo Repórter uma pesquisa exclusiva. Ela explica por que a inflamação nem sempre significa doença. É também uma forma de reação de vida.

“A inflamação é uma defesa. É como se a gente tivesse ido à guerra para limpar. Só que a inflamação quando é muito aguda ela vai ter que ter também uma reação anti-inflamatória. É aí que as frutas ajudam”, afirma.

No laboratório da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a equipe da doutora Ivana testou as frutas, verduras, legumes e temperos que estão no dia a dia dos brasileiros.

Os pesquisadores queriam avaliar a capacidade dos alimentos de combater as inflamações. O exemplo do abacate: os pesquisadores cortam a polpa e depois misturam o extrato da fruta na célula do sangue dos voluntários. É assim que eles podem medir o efeito anti-inflamatório do alimento.

A revelação surge nas placas com líquido azul em vários tons. “Esta placa é o resultado final de todo o nosso trabalho. Quanto mais clara for a coloração, menos inflamação a gente tem aqui”, explica a bióloga Fernanda Barbisan, do Laboratório de Biogenômica - UFSM.

A pesquisadora Ivana preparou para a equipe do Globo Repórter um cardápio anti-inflamatório. E vem tudo direto da horta.

“Os alimentos quando têm essas moléculas químicas eles conseguem entrar lá no nosso DNA e fazer, por exemplo, que determinados genes anti-inflamatórios produzam mais moléculas anti-inflamatórias. É assim que ele vai nos ajudar. Então, é por isso que a gente fala que o alimento conversa com o nosso DNA, com a nossa genética”, explica Ivana da Cruz.

A seguir, com exclusividade, a lista dos 40 campeões da pesquisa, selecionados - um a um - pelo poder anti-inflamatório:

Frutas
- Uva
- Abacate
- Limão
- Maçã
- Abacaxi
- Coco
- Manga
- Caju
- Açaí
- Guaraná

Temperos
- Alho
- Gengibre
- Pimenta vermelha
- Alecrim
- Açafrão-da-terra
- Sálvia
- Orégano
- Cravo
- Canela
- Louro

Verduras e legumes
- Brócolis
- Pimentão vermelho
- Cebola
- Tomate
- Abóbora
- Beterraba
- Espinafre
- Rúcula
- Batata doce roxa
- Manjericão

Cereais
- Lentilha
- Ervilha
- Feijão
- Aveia
- Cevada
- Centeio
- Cereais de milho
- Amendoim
- Arroz - o preto, o vermelho e o integral
- Soja

O almoço anti-inflamatório tem os dez mais da lista das frutas, dos temperos, dos legumes e verduras e dos cereais:

1 - Brócolis
2 - Gengibre
3 - Alho
4 - Limão
5 - Uva
6 - Pimenta vermelha
7 - Açafrão-da-terra
8 - Abacaxi
9 - Abacate
10 - Lentilha

Fonte: Globo Repórter - Clique aqui para acessar o link